top of page

A conexão entre o stress e as infeções vaginais


O stress é uma resposta fisiológica do organismo em situações de ameaça ou desafio. No entanto, quando o stress é mal gerenciado, pode levar a uma série de problemas de saúde, incluindo o aumento dos níveis de cortisol.


O famoso cortisol é uma hormona produzida pelas glândulas suprarrenais em resposta ao stress. Ela desempenha um papel importante no metabolismo de hidratos de carbono, proteínas e gorduras, ajudando a aumentar a glicemia para fornecer energia ao corpo. No entanto, quando os níveis de cortisol são elevados por longos períodos de tempo, isso pode levar a um aumento crônico da glicemia e insulina.


O excesso de açúcar no sangue, ou hiperglicemia, está relacionado com alterações na imunidade e infeções de repetição, como a candidíase vaginal. Isso ocorre porque o excesso de açúcar no sangue pode afetar a função imunológica, tornando o organismo mais suscetível a infeções.


Além disso, o cortisol e a insulina são a base para a produção de hormonas da tireoide e ovarianos. Quando os níveis de cortisol e insulina estão elevados por longos períodos, isso pode afetar a regulação dessas hormonas, levando a irregularidades menstruais e alterações do metabolismo.


Por isso é importante que os médicos considerem a possibilidade de disfunção metabólica em pacientes com sintomas de stress crônico. Além da glicemia de jejum, outras análises podem ser indicadas, como a hemoglobina glicada, curva glicêmica e insulina, para avaliar mais precisamente os desequilíbrios que estão na base dos sintomas.


A maior parte das pessoas acha que apenas tratar o corpo (leia-se tomar um comprimido) vai fazer com que os sintomas e doenças desapareçam. Ledo engano, corpo-mente-espírito trabalham integrados, e a ciência chama isso de epigenética. Cuidar igualmente do corpo, da mente e das emoções (além de boas estratégias para gerenciar o stress) é bem mais efetivo para resolver os sintomas.


Invista em um ginecologista que entenda mais de hormônios do que marcas de cremes vaginais


0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page