Você tem insônia? Ou só dificuldade para dormir?

Será que você tem mesmo insônia ou uma dificuldade ocasional para dormir?


Na medida em que o tempo vai passando, diminui a necessidade de horas de sono, alguns alimentos consumidos à noite também pioram a situação, sem falar em falta de higiene do sono.


Podemos dizer que a pessoa tem insônia se apresenta um dos seguintes sintomas mais do que três noites por semana:


Dificuldade em adormecer

Dificuldade em manter o sono

Despertar matinal (insonia tardia)

Sentir-se cansada, fadigada, apesar da duração adequada - sono não reparador


Chamamos insônia crônica quando isso persiste por mais de 3 meses. Sim, pode ser um problema pontual transitório - emocional ou até orgânico - e a insônia passa.


Mas por que o sono é importante?


Porque durante ele vários hormônios são produzidos, responsáveis pela regulação geral do organismo. Obesidade, doenças hipertensivas, diminuição da memória, doenças degenerativas, doenças relacionadas à imunidade estão implicadas nessas privações decorrentes de um sono reparador, além do próprio cansaço do corpo.


Precisamos resgatar o compromisso de conexão com a natureza que perdemos ao longo da vida.


Nos desligamos do ritmo solar e muitas vezes já nem sabemos mais quando é dia ou noite, enclausurados num ambiente fechado. Ao mesmo tempo, nosso quarto está minado de LEDS, luzes de tudo que é cor, rádio relógio, TV, AC, etc.


O problema é a confusão que isto está gerando no nosso metabolismo, atrapalhando o ciclo circadiano. Uma glândula pineal que não descansa, uma melatonina insuficiente, cortisol fora do horario, falta de higiene do sono e teremos a receita de noites mal dormidas.




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