Você sabe o que aconselhamento pré-concepcional?


"Resolvi que agora é um bom momento pra engravidar, o que eu preciso fazer?” Bom, antes de parar com o seu método contraceptivo o ideal é iniciar a suplementação de ácido fólico (uma vitamina que previne má formações da coluna do bebe) pelo menos 12 semanas antes de começar as tentativas e fazer uma revisão ginecológica. Esta revisão não é para saber se você é fértil (a única maneira de descobrir é tentando engravidar), é para averiguar se existe alguma doença que precise ser tratada antes da concepção.

Além do preventivo do colo de útero (papanicolau) a mulher também faz exames laboratoriais e atualiza vacinas. É importante ressaltar que o casal deve ser testado para doenças sexualmente transmissíveis (eu disse o casal, o futuro papai também precisa consultar um médico). Estando tudo certinho é só parar o contraceptivo e iniciar as tentativas! Estima-se que 85% dos casais engravidem ao longo de um ano de tentativas, então, antes de completar um ano não é possível dar o diagnóstico de infertilidade e nenhum exame invasivo é necessário.

Uma situação especial é nas mulheres com mais de 35 anos ou com alguma doença que esteja associada a infertilidade como a síndrome dos ovários policísticos ou endometriose, que o prazo é de apenas 6 meses de tentativas antes de uma investigação. O melhor mesmo é conversar com teu/tua médico/médica para avaliar direitinho teu caso!

0 comentário

Posts recentes

Ver tudo