Sobre a osteoporose


Mulher branca, magra, exímia bebedora de café e com uma história familiar rica em mulheres que quebram ossos com uma facilidade incrível quando mais velhas.


Os outros fatores de risco para a OSTEOPOROSE seriam menopausa (ainda não, mas chegarei lá), idade avançada (também pretendo), sedentarismo☠️ e tabagismo☠️.


Sabendo que muito provavelmente está escrito no meu DNA que terei uma fragilidade nos meus ossos na pós menopausa, eu tenho a possiblidade de agir antes da doença se instalar.


Sim, o CONHECIMENTO nos permite escolher se render à sina familiar, ou mudar a história. Se chama epigenética, meus hábitos, meu ambiente e minhas ações podem ativar ou silenciar o gene que determina a expressão da doença.


Tá, mas e como fazer isso?


No caso da osteoporose com exercícios físicos com algum tipo de impacto.


Aprendemos isso com os astronautas, vimos que em um mês no espaço (com gravidade zero) eles perdiam mais massa óssea do que em um ano inteiro na terra. Assim, diversos estudos foram feitos para tentar achar a melhor maneira de garantir que o cálcio fique dentro dos nossos ossos também na menopausa.


Um estudo avaliou 150 mulheres na perimenopausa (aquela época em que a mulher já esta com ciclos irregulares, mas ainda não passou um ano inteiro sem menstruar) e metade recebeu orientações de exercícios físicos 3 vezes por semana, durante 60 minutos, por 16 semanas e a outra metade frequentou palestras em que se orientava a importância da atividade física e dieta saudável para a manutenção da saúde.


O grupo de recebeu apenas orientações não apresentou nenhuma diferença no IMC e ainda diminuiu a densidade mineral óssea no quadril. Já o grupo que praticou atividade física (combinando cardio e levantamento de peso) apresentou diminuição no IMC, diminuição da gordura corporal e aumento da densidade mineral óssea no quadril.


Estou fazendo minha parte para evitar a menopausa (e sem abrir mão do cafezinho😅.)


Body Composition Changes Following a Concurrent Exercise Intervention in Perimenopausal Women: The FLAMENCO Project Randomized Controlled Trial.[J Clin Med. 2019]

0 comentário

Posts recentes

Ver tudo