O ciclo menstrual é uma maravilha da natureza, não um projeto mal feito que deu errado.


A TPM, é uma das siglas mais mal utilizadas, mal compreendidas e mal conduzidas pela ginecologia. Aliás, a ginecologia convencional está extremamente defasada e precisa de muitas atualizações para ontem!


A tensão pré menstrual (TPM), se trata de um conjunto de sintomas físicos e psicológicos que podem surgir em um padrão cíclico.


Sintomas de TPM acontecem na 2ª metade do ciclo menstrual (fase lútea).

Repito: TPM aparece ANTES do início da menstruação (de 2 a 10 dias) e TERMINA quando a menstruação começa!


Além disso, todos os sintomas da TPM respondem positiva ou negativamente ao estilo de vida que a mulher sustenta.


Todos.


Nossos hábitos influenciam diretamente nosso ciclo. Quer menstruar bem? Então se alimente bem, pratique atividade física, durma bem e seja moderadamente estressada. Simples assim.


Então, se seu mal humor, ansiedade, compulsão alimentar, sonolência, indisposição, impaciência e “nojinho” do parceiro aparecem aleatoriamente em outros momentos (outras fases), procure ajuda e pare de chamá-las de TPM porque, como acabei de explicar, TPM tem momento exato pra acontecer!


Aproximadamente metade de todas as mulheres do mundo têm algum sintoma de TPM. Mesmo assim, tem gente com dificuldade de aceitar a TPM como uma condição legítima.


Isso acontece porque, em nossa cultura, a TPM é apenas mais uma parte negativa "normal" da experiência da “sangria inútil”, daí criam até piadas idiotas e tudo mais para esse momento.


Se existe uma condição que precisa de reformulação social, é essa. Como pode, metade de toda a população feminina do MUNDO, ter uma “síndrome” que as afeta todo mês? Seu corpo não foi criado para deixá-la infeliz por 1 a 2 semanas em cada ciclo.


Se isso acontece, busque ajuda! Não deve ser assim.


Se você sente que seu corpo e sua vida estão fora de controle antes da menstruação, é sinal de que tá na hora de cavar e procurar o que está acontecendo abaixo da superfície:


o buraco está mais embaixo.

0 comentário

Posts recentes

Ver tudo