Mulher sem filhos pode usar DIU sim!

Esse post é pra você que NUNCA TEVE FILHOS e decidiu interromper o uso da pílula anticoncepcional.


Provavelmente você está passando por uma peregrinação atrás de um alguém que aceite colocar um DIU, caso queira seguir prevenindo a gravidez sem aquela bomba de efeitos colaterais dos hormônios sintéticos.


Eu atendo diariamente mulheres que usam pílula ou outros métodos hormonais (anel, injeção, implante, adesivo) e simplesmente não largam os hormônios sintéticos por motivos de: “Meu médico disse que as opções são hormônios ou camisinha, pois como eu nunca tive filho não posso usar o DIU." "Como meu parceiro não usa camisinha e eu não quero engravidar, preferi ficar com hormônios sintéticos mesmo”.


Se for esse o seu caso, primeiramente digo: você tem outras opções NÃO HORMONAIS (além da camisinha e do DIU) para evitar uma gravidez.


Falo de diafragma e percepção da fertilidade, por exemplo - temos outras. Acho que você precisa rever essa sua relação com a contracepção e, sem querer me meter em seu relacionamento (mas já me metendo), acho complicado em pleno 2021 a mulher ainda se sentir a ÚNICA RESPONSÁVEL PELA CONTRACEPÇÃO.


Sobre a informação que você recebeu sobre o DIU, a última RECOMENDAÇÃO da Federação Brasileira de Ginecologia e Obstetricia é a seguinte:


Revisando os melhores estudos relacionados ao uso do DIUs em mulheres sem filhos entre 1989 e 2018 concluíram que o método:


➡️Tem elevada eficácia e segurança, sem riscos adicionais de doença inflamatória pélvica;


➡️Não ha relação com infertilidade;


➡️Apresentam boa tolerabilidade, aceitação e continuidade de uso;


➡️Deve ser incluídos nas opções contraceptivas oferecidas rotineiramente.


Então, segundo as evidências científicas, o DIU é eficaz e seguro para você que não tem filhos e ele deveria ser oferecido por seu médico como opção contraceptiva.


Métodos não hormonais foram oferecidos na consulta com seu ginecologista?


Como foi a tua escolha?




0 comentário

Posts recentes

Ver tudo