• Carolina Melendez

Menopausa e Obesidade

Muitas mulheres na menopausa reclamam do aumento de peso. E é assim mesmo! Com o desequilíbrio hormonal e consequente queda abrupta dos níveis de estrógeno que era produzidos nos ovários, a mulher tende a apresentas uma mudança nas células de gordura, chamados de adipócitos.


Associado a fator hormonal, temos também as restrições às atividades físicas e a nossa dieta ocidental nada saudável! Tem também os disruptores endócrinos (como o bisfenol A e DDT - fertilizante químico) que atuam nos receptores de estrogenio. Isso sem contar as alterações de humor causadas tanto pelas mudança de perfil hormonal, quanto psicológicas relacionadas à sua estrutura social (comer emocional).



Como se só a balança não fosse suficiente, tanto a queda do estrógeno, quanto o ganho de peso por si só já aumentam o risco de diabetes, pressão alta e colesterol elevado! Logo vem as doenças do coração, dos rins, câncer e por aí vai!


Então o que fazer para se preparar para a menopausa? Não existe remedio milagroso aqui, é o bom e velho: dieta saudável, exercícios físicos, sono adequado e manejo de stress!


Estrogen Deficiency and the Origin of Obesity during Menopause [BioMed Research International 2014]

  • Preto Ícone Instagram

© 2019 por Dra. Carolina Melendez. Amorosamente criado por Citrino Aflora.

Tel: (51) 3321.1200