Mamas sensíveis

As mamas respondem aos estímulos hormonais, por isso muitos "probleminhas" que surgem são consequência de desequilíbrios que podem acontecer no ciclo menstrual.


Os hormônios que estimulam a ovulação, alimentam o endométrio (revestimento de dentro do nosso útero) e preparam nosso corpo para a gravidez ou menstruação (o que ocorrer), são os mesmos que estimulam o tecido mamário. São eles o estrógeno e a progesterona.


Por isso, período ovulatório e nos dias que antecedem a menstruação é muito comum que algumas mulheres sintam dor, desconforto ou maior sensibilidade nos seios. Chamamos esse tipo de sintoma de MASTALGIA CÍCLICA e você mesma pode fazer o diagnóstico observando seu ciclo menstrual e anotando o período em que surgem as dores mamárias.


Note que, se seu desconforto surge de 2 a 3 dias antes do período menstrual (podendo até continuar durante a fase menstrual), muito provavelmente a causa desse desconforto são as oscilações hormonais típicas do Ciclo Menstrual e depois de dois ou três ciclos, um padrão de repetição poderá ficar claro pra você.


E aqui entra a importância de se registrar tudo aquilo que se sente durante o ciclo, seja numa mandala lunar, seja num diário menstrual ou até nos aplicativos.


Quando estamos menstruadas, ou logo após o fim da menstruação, há uma queda nos níveis hormonais, com isso nossos seios tendem a reduzir o inchaço e ficam menos sensíveis ou dolorosos também, por isso eu costumo dizer q esse é o melhor período para realização do autoexame mamário (aquele exame de tocar o seu seio e observar se há presença de algum caroço que não existia).


O autoexame deve ser feito idealmente de 3 a 5 dias após o início da menstruação e essa também é a melhor época pra fazer a mamografia.


A sensibilidade mamária costuma ser CÍCLICA e piora no período que antecede a menstruação. Além disso, o stress, a dieta e os hábitos também podem influenciar nessa queixa.


Mudanças no estilo de vida, melhoria na dieta, reduzir consumo de sódio, vitaminas e terapias naturais podem resolver o seu problema, te poupando de remédios ou pílulas hormonais.




0 comentário

Posts recentes

Ver tudo