“Evite a sangria inútil!”


Essa frase dita por um colega me persegue até hoje.


Em algum momento, você certamente ouviu que não havia necessidade de menstruar, que isso é coisa do tempo da sua avó e que mulher moderna pode escolher se menstrua ou não.

Poder escolher você pode; se tem uma coisa que a mulher moderna pode é “escolher”. Mas, não se engane: entre poder escolher e não haver necessidade, existe um abismo.


Não sei como é essa questão pra você, mas não me importa o quão longe tenhamos chegado no campo da medicina, eu simplesmente não acredito que a ideia de que suprimir ARTIFICIALMENTE seu ciclo menstrual por meses, anos, seja algo zero prejudicial!

Seria desconsiderar toda nossa fisiologia! Afinal, a natureza levou 200 mil anos para refinar toda a orquestra de sinalizações hormonais e imunológicas, não tem como suprimir tudo isso e achar que está tudo bem.


Observa aqui comigo, faz só 60 anos que as mulheres estão expostas à supressão hormonal, ninguém sabe o que vai acontecer a longo prazo!


“Mas, Carol, meu médico diz que está tudo bem e já li artigos dizendo o mesmo."


Bem, eles podem crer no que quiserem, em evidências enviesadas e tendenciosas, podem ignorar toda a opinião das mulheres sobre o tema e alimentar a indústria dos contraceptivos usados por mais de 100 milhões de mulheres em todo o mundo.

Nota: a maioria sequer recebe capacitação ou orientação sobre a droga, muito menos educação sexual e menstrual.


“Tome essa droga, desligue seus hormônios e pare de menstruar”, dizem.


Eu discordo 100%! Até porque a maioria das mulheres não foi informada que participam de um dos maiores estudos de intervenção da história da humanidade (60 anos de pílula X 200 mil anos de evolução na Terra, lembra?).


Ter um ciclo menstrual ovulatório saudável é necessário e sangrar faz parte do disso.

E se você usa pílula com a intenção de tratar problemas menstruais, eu sugiro, ao invés de tentar ignorar o que o seu corpo está tentado dizer, escutá-lo.


É uma oportunidade valiosa.

0 comentário

Posts recentes

Ver tudo