top of page

Menstruação - A anciã / Inverno / Lua Nova

Atualizado: 11 de set. de 2019

No primeiro dia da menstruação se encerra um ciclo para que um novo possa começar. É o inverno do corpo, a lua que se esconde, um tempo que chama para o recolhimento, descanso, introspecção. Sabe aquela vontade de passar o dia em casa tomando chazinho, enrolada em um cobertor descansando no sofá quando estamos menstruadas? Não é à toa! É tempo de recarregar as energias, de ficar em modo avião, da mesma forma como fazemos com nosso celular rs.



É tempo também de acolher os sentimentos provenientes da auto-observação daquilo que cultivamos no nosso subconsciente, assim como uma anciã acolhe, conforta e orienta as mulheres mais jovens. É acessar as informações que a gente já sabe, só não lembrava porque faltou estarmos 100% presente, de corpo e alma, naquilo que nos propomos a fazer.


Para quem curte mitologia, fazemos analogia ao arquétipo da Deusa Perséfone, esposa de Hades e deusa do mundo subterrâneo. Ela está lá intercedendo a favor dos heróis e mortais, e sempre disposta a receber e atender os mortais que visitam o reino dos mortos à procura de ajuda. Também à Deusa Héstia, representada pelo fogo da casa, o cerne do lar e da família, completamente presente naquilo que faz.


A proposta aqui é, na medida do possível, respeitar o descanso que o corpo pede, nem que seja um banho mais demorado ou 5 minutinhos de relaxamento no trabalho, e receber as informações que o nosso subconsciente nos manda de forma intuitiva nesse período em que estamos mais receptivas às informações que buscamos sobre nós mesmas.


Só para lembrar que todas estas informações que passo aqui não substituem a consulta médica, então é sempre bom consultar seu médico.

0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page