Deixe sua periquita em paz

“Dra, pode usar óleo de côco periquita?”


“Ou sabonete, ou vaselina, ou remédio?”


A lista de coisas que querem passar lá é gigante e toda vez que vou responder, começo perguntando qual a intenção da paciente ao passar determinado produto na vagina. As respostas estão sempre relacionadas à insatisfação ou vergonha da própria vagina, e isso é fruto do distanciamento que a mulher, de modo geral, mantém do seu corpo e dos processos naturais que se passam nele.


Somos ensinadas desde cedo a repudiar tudo aquilo que é NATURAL do nosso órgão sexual. Ainda pequenas nos ensinam que a secreção que sai da nossa vagina e mancha a calcinha é suja. Que devemos usar bastante sabão tanto pra lavar a ppk (“cheiro de bacalhau”, né?) quanto pra alvejar a calcinha - porque se o “fundo da sua calcinha não estiver sempre seco e alvo" como na loja, tem algo errado.


Na adolescência nos ensinam que ter pelos na região genital é anti-higiênico e quando ficamos mais velhas somos bombardeadas com imagens e informações sobre a periquita ideal desejada por todo homem: lisinha, rosada, com lábios maiores recobrindo por completo os lábios menores, sem pelos e cheirando a lavanda.


Totalmente fora da realidade dos seres humanos normais do sexo feminino.


Reforçam no inconsciente coletivo que tudo aquilo que se passa naturalmente na vagina de uma mulher REAL é inadequado, sujo, feio e vergonhoso. Te ensinam que a ppk ideal é aquela que não existe no mundo real e com isso te fazem odiar seu corpo e negar seus processos, além de criar uma grande barreira para o autoconhecimento.


É triste dizer isso, mas mulheres se sentem inferiores aos homens porque sempre falta algo.


Via de regra, algo inatingível.


Me diz: você já viu alguém questionar cheiro de pênis ou pelos do saco dos homens?


Perceba, mulher, que mais uma vez estamos diante de padrões estabelecidos por um modelo social machista, patriarcal e capitalista, fazendo uma jogada de marketing incrível, se apoderando dos nossos corpos e vendendo o conceito de que entupir sua vulva e vagina de sabonetes, desodorantes e perfumes é a melhor alternativa para se cuidar e ser “adequada”.


Deixa a sua periquita em paz




0 comentário

Posts recentes

Ver tudo