Acne da mulher adulta

O post de hoje fala sobre a causa das espinhas, não sobre elas! O assunto aqui é INSULINA!


Quando você come doces seu corpo libera INSULINA, hormônio que funciona como uma chave que abre a fechadura da porta da sua célula convidando o açúcar para entrar.  Todo tipo de carboidrato te faz produzir insulina, do brigadeiro a um pedaço de batata doce.  Isso quer dizer que carboidrato é ruim?


De jeito nenhum!!!


Apesar de todos os tipos de carboidratos - dos simples aos complexos - estimularem a secreção de insulina, as proporções variam. E mais, aboli-los da dieta seria incompatível com a vida.


Atenção aqui ao que de fato complica a situação da insulina no seu corpo: 


❌ Comer açúcar em excesso (sobremesas e o açúcar usado para adoçar bebidas);


❌ Comer muitos refinados (pães, massas, bolos farinhas);


❌ Já ter tido diagnóstico de resistência à insulina (o famoso pré-diabetes);


❌ Ser portadora de SOP - porque nesse caso o item 3 já existe em algum grau; 


❌ Fazer uso de pílulas anticoncepcionais. 


Todas as situações acima prejudicam os níveis de insulina e alteram sua sensibilidade celular aos hormônios, te fazendo produzir ainda mais insulina.  O problema da insulina não é ela, mas o EXCESSO dela. 


Qual o resultado do excesso de insulina? 


🔹 Muita produção de óleo (sebo) na sua pele;


🔹 Altos níveis de IGF-1, o que leva à produção de andrógenos - aqui leia testosterona;


🔹 Mais produção de queratina - proteína que pode entupir os poros;


🔹 Comida para bactérias erradas que possam existir em seu intestino e que atrapalham o seu sistema imunológico;  


Agora você deve estar se perguntando o que deve fazer pra manter a insulina sob controle, não é?   


A resposta é CORTAR O AÇÚCAR. 


 Muita gente fica chateada quando eu digo que a resposta pra muita coisa é “corta o açúcar”.   Ah, eu amaria se a solução fosse: “coma um docinho”!  


Mas não é.


Então, ao invés de se apegar ao pobre do açúcar, se apegue às coisas que você pode comer à vontade e que não vão atrapalhar sua saúde.  Foca sua atenção no que você PODE comer, não no que NÃO PODE.




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